quarta-feira, 13 de julho de 2011

Projeto AKATU na Era do Gelo 3


Projeto AKATU na Era do Gelo 3



          A utilização de recursos didáticos mais modernos além de tornar a aula mais interessante tem por objetivo explorar outras habilidades dos alunos que vão do além do ato de ouvir e escrever no caderno. 

          Na atividade do dia 6 de julho apresentamos aos alunos do Projeto Akatu o filme “A era do Gelo 3” por entender que estas animações possuem  conteúdos educativos que são transmitidos de uma maneira lúdica. A maioria desses filmes não possui um compromisso com a ciência, mas na hora de escrever o filme “A era do gelo”, por exemplo, vários profissionais foram consultados entre eles biólogos, paleontólogos para tornar o filme cada vez mais próximo da realidade que a temática nos remete.

          Escolhemos “A Era do Gelo 3” por considerar que o filme trabalha com várias temáticas que podem ser utilizadas como uma forma de complementar os diversos assuntos que trabalhamos em sala de aula pelo Projeto Akatu. O filme apresenta de uma maneira lúdica alguns conteúdos como, por exemplo, extinção e mudanças climáticas com base nisso procuramos fazer um paralelo entre o que é mostrado no filme (aquecimento global natural) e as atuais condições ambientais, como o aquecimento global antrópico.

            Após o filme dividimos as duas turmas em grupos referentes aos animais do filme, entre eles: mamute, tigre dente de sabre, esquilo, doninha, dinossauro, preguiça e o gambá. Os alunos deveriam pesquisar sobre o animal referente ao seu grupo e apresentar na sala de aula para os colegas. Quanto às apresentações eu (Fabi) e o Eder, auxiliamos os alunos na montagem slides, através do programa Power point do Windows que foram projetados pelo data-show da escola na tela de projeção. Até o momento as apresentações surpreenderam tanto a nós quanto aos professores, as nossas expectativas estão sendo superadas a cada grupo, a cada maneira de expor o conteúdo.


A partir de amanhã mostraremos os trabalhos realizados por eles aqui no blog!! Acompanhem!!!!





Um comentário:

  1. Beleza a ideia de trabalhar com os animais da Era do Gelo e gostei mto da maneira que vcs se expressam no blog...sempre esclarecendo o porque das escolhas...novamente parabéns Fabi e Eder. Ass Denise

    ResponderExcluir