quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dica da Manu!!!!

   
     O post de hoje do blog do Projeto Akatu é uma sugestão da aluna da turma 5.1 Emanuelle Macedo Vargas, a “Manu”. Atenta as notícias sobre o Meio Ambiente a Manu nos trouxe  o caderno Nosso Mundo  do Jornal Zero Hora com a edição especial sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).

   Nesta edição do nosso Mundo ele mostra como o homem lida com um dos maiores problemas que causa ao planeta: O LIXO. O Jornal diz que somos formiguinhas em um grande e amplo processo para o futuro de nosso planeta, mas isso a galerinha do Projeto Akatu já está por dentro, pois na atividade do dia 30 de março  ( clique para ver a atividade )  abordamos essa temática em sala de aula e nos dias 13 e 20 de abril  foi realizada uma gincana( clique para ver a atividade ) colocando as atividades em prática.

    Muito ainda é preciso para avançarmos na conscientização sobre o descarte correto dos resíduos, mas já percebemos muitos dos alunos da E.M.E.F. Sen. Darcy Ribeiro no Município do Capão do Leão já se mexendo para colocar o lixo no lugar certo assim como corrigindo os colegas mais desatentos.

    A imagem abaixo foi tirada do caderno Nosso Mundo do Jornal Zero Hora, o jornal que a Manu trouxe, e mostra como os resíduos podem ser reaproveitados.


De acordo com o jornal, dez quilos de papel vão parar no lixo por mês. Cerca de 40% do lixo seco que uma pessoa descarta ao dia é constituído de papel. Em 2009, o Brasil reciclou 3,9 milhões de toneladas desse material. O plástico ocupa 25% da sua lixeira. Reutilizando pouco mais da metade do PET que produz, o Brasil já ocupa a segunda colocação mundial na reciclagem do resíduo, ficando atrás somente do Japão. Latinhas campeãs no reaproveitamento.  Ao reciclar quase 100% das latas de alumínio, Brasil movimenta uma média de R$ 1,3 bilhão ao ano e se coloca na primeira posição nesse mercado.


Valeu Manu!!!!!




Um comentário:

  1. Parabéns Manu, é muito bom saber que você está atenta as questões que envolvem o meio ambiente. Continue sempre motivada, pois é de pessoas assim que precisamos para ajudar a cuidar e divulgar temas tão importantes como "meio ambiente". Um abraço.

    ResponderExcluir