segunda-feira, 13 de junho de 2011

Os famosos 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Os famosos 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar

SustentabilidadeTema amplamente abordado nos dias atuais. e o que seria esse tal desenvolvimento sustentável? 

Bem...nada mais é do que usar de forma adequada os recursos naturais sem esgotá-los para as gerações futuras,  é o famoso “manter para ter”.


Os 3 R´s vem de encontro ao conceito de sustentabilidade assim como as áreas ambientais, econômica e social.

O significado dos 3 R´s é: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.



Reduzir a fim de acabar com desperdícios, usar e tirar da natureza somente o necessário para viver bem

Tão importante quanto Reduzir, é Reutilizar. Muitas pessoas se enganam pensando que no 2º passo dos 3 R´s se enquadra a reciclagem, mas antes de reciclar, é preciso reutilizar, ou seja, buscar novas utilidades para objetos que supostamente não seriam mais úteis.

E o último passo: Reciclar. Transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético. O esforço da reciclagem exige sempre um consumo extra de energia e o fato de um material ser reciclável tem dado margem para a sua produção excessiva com a falsa certeza de que se está protegendo a natureza.

Antes de pensarmos em reciclagem, é preciso refletir sobre a necessidade do consumo, respeitando a natureza e os limites das suas necessidades, buscando sempre novas utilidades aos objetos, transformando e mudando para melhor o mundo em que vivemos.


Um comentário:

  1. Fabiane!!!

    Muito show esse blog, posts...perfeito...um trabalho claro e consciente de sua importância em prol do meio ambiente...e é isso ai garota continua lutando pelas coisas que acreditas!

    PARABÉNS garota!!!

    Abraços Arthur

    ResponderExcluir