domingo, 26 de junho de 2011

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É GARANTIA DE VIDA PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

Toda degradação a natureza, que hoje em dia é uma constante, está diretamente relacionada ao nosso estilo de vida urbano, ao crescimento desenfreado da economia, da tecnologia, do consumo e da falta de consciência das pessoas.

Desta forma, a responsabilidade de evitar catástrofes naturais depende do volume que geramos de lixo, do uso que se faz da água, do controle de seu consumo.

Atitudes simples e eficazes ajudam na preservação do meio ambiente. 


Abaixo dicas da turminha da Mônica para preservar o Meio ambiente!!!!




sexta-feira, 24 de junho de 2011

Preservar o Meio Ambiente com a Turma da Mônica



Hoje a Turma da Mônica invadiu o Blog do Projeto Akatu para ensinar através de uma história em quadrinhos que foi dividida em duas partes “o que é o meio ambiente”.

Através da historinha a Turma da Mônica vai mostrar que é preciso termos em mente que, por ambiente, entende-se não apenas o entorno físico, mas também os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos.

Assim sendo, preservar o meio ambiente não significa apenas não jogar lixo no chão ou não poluir os rios, significa respeitar o direito dos outros assim como cumprir com nossos deveres. Devemos sempre nos lembrar que nosso direito acaba quando começa o direito dos outros.

Na segunda parte da historinha a Turma da Mônica mostra que a melhor forma de conscientizar a população é através da escola, pois os jovens de hoje serão os adultos de amanhã. A educação ambiental, portanto, trabalhada de maneira correta nas escolas e com a noção de que não deva ficar restrita apenas ao ambiente escolar, poderá contribuir em muita para recuperar e preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida da população. 

Clique nas imagens para ampliar.





quinta-feira, 23 de junho de 2011

1000 acessos!!!!


Hoje chegamos aos mil acessos no Blog do Projeto Akatu  em 7 meses de sua existência. Esta consolidação do blog em tão pouco tempo  só foi possível  acontecer com auxílio de todos nossos amigos, colegas,  alunos, professores e  funcionários da E.M.E.F. Sen. Darcy Ribeiro e dos demais seguidores.

Agradecemos a todos e contamos sempre com suas visitas, comentários e informações para tornar o Blog um espaço de referência para a Educação Ambiental.
VALEU!!!
Fabi e Eder 


terça-feira, 21 de junho de 2011

Mafalda as tirinhas e o meio ambiente

Mafalda as tirinhas e o meio ambiente

O mundo de Mafalda chegou ao blog do Projeto Akatu!!! Mas vocês conhecem essa menina?!          

                                                                                                          
Bem... Mafalda é uma menina argentina de seis anos de idade, que odeia sopa e adora os Beatles e o desenho Pica-Pau. Mas o que difere Mafalda é seu comportamento ela tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta servindo assim como instrumento para reflexão política, social e ambiental ajudando a fortalecer idéias de conservação e educação ambiental.


Você deve estar se perguntando, mas o que as tirinhas tem haver com o meio ambiente?   Pois bem, tirinhas são pequenas historias em quadrinhos, que trazem uma mensagem no final, como se fosse uma moral de historias em fábulas. Muitas dessas historinhas contam a realidade, um exemplo disso é as tirinhas de Mafalda com seu planeta que sofre cada dia mais.


Confira agora algumas tirinhas sobre a Mafalda e o Meio Ambiente, e divirta-se. Mas lembre-se de ter consciência sobre seus atos contra a natureza, pois você precisa dela todos os dias.






Quem quiser conhecer a Mafalda melhor, pode assistir o vídeo  Mafalda completa 45 anos –  Clique aqui 

Abraços Fabi e Eder




domingo, 19 de junho de 2011

Música: Sal da Terra


No post de hoje eu (Fabi) e o Eder vamos compartilhar com você uma bela música e uma linda melodia do compositor Beto Guedes, para que possamos sintonizar o pensamento para proteger e conservar nossa Terra.


Convidamos você a prestigiar essa bela música e propomos um desafio... um desafio simples, mas que infelizmente  muitos não conseguem : Vamos recusar sacos plásticos! Evitar jogar lixo nas ruas, calçadas, mesmo um simples papel de bala. Demorar menos banho, desligar o chuveiro, torneiras quando não for necessário o seu uso. Separar o lixo! Contabilize todas as vezes que você fizer essas ações, verá o quanto você faz diferença na conservação do meio ambiente.

Não cansamos de falar que com pequenos gestos...atos ...podemos sim, mudar essa situação tão deteriorável que se encontra o nosso Planeta.



Vamos dar os braços com o Projeto Akatu nessa luta para preservar o nosso Meio Ambiente!


Apreciem…



Clique na imagem abaixo para visualizar  as dicas do Projeto Akatu para Preservar o Meio Ambiente.



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Visita da turma 5.1 no Parque Escola da Fundação Tupahue




A turminha 5º ano 1 da E.M.E.F. Sen. Darcy Ribeiro que faz parte do Projeto Akatu fez a sua visita ao Parque Escola da Fundação Tupahue na manhã do dia 15 de junho para observar em meio à zona urbana de Pelotas, uma área de intensa biodiversidade.  

O presidente da Fundação, Amilton Moreira mostrando o Parque e destacando para os alunos a importância da consciência socioambiental assim como a troca de conhecimentos.





                                 

Neste dia o Parque Escola da Fundação Tupahue recebeu a primeira cadeirante em suas trilhas, pois o local já havia sido preparado para dar acessibilidade proporcionando que cadeirantes pudessem realizar as trilhas e vislumbrar a beleza das dependências do parque.






Durantes as trilhas realizadas os alunos se mostraram atentos e curiosos diante de tamanha beleza que o Parque proporciona.




Dentro das atividades no Parque foram feitas trilhas, os alunos abraçaram e plantaram uma figueira.









quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dica da Manu!!!!

   
     O post de hoje do blog do Projeto Akatu é uma sugestão da aluna da turma 5.1 Emanuelle Macedo Vargas, a “Manu”. Atenta as notícias sobre o Meio Ambiente a Manu nos trouxe  o caderno Nosso Mundo  do Jornal Zero Hora com a edição especial sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).

   Nesta edição do nosso Mundo ele mostra como o homem lida com um dos maiores problemas que causa ao planeta: O LIXO. O Jornal diz que somos formiguinhas em um grande e amplo processo para o futuro de nosso planeta, mas isso a galerinha do Projeto Akatu já está por dentro, pois na atividade do dia 30 de março  ( clique para ver a atividade )  abordamos essa temática em sala de aula e nos dias 13 e 20 de abril  foi realizada uma gincana( clique para ver a atividade ) colocando as atividades em prática.

    Muito ainda é preciso para avançarmos na conscientização sobre o descarte correto dos resíduos, mas já percebemos muitos dos alunos da E.M.E.F. Sen. Darcy Ribeiro no Município do Capão do Leão já se mexendo para colocar o lixo no lugar certo assim como corrigindo os colegas mais desatentos.

    A imagem abaixo foi tirada do caderno Nosso Mundo do Jornal Zero Hora, o jornal que a Manu trouxe, e mostra como os resíduos podem ser reaproveitados.


De acordo com o jornal, dez quilos de papel vão parar no lixo por mês. Cerca de 40% do lixo seco que uma pessoa descarta ao dia é constituído de papel. Em 2009, o Brasil reciclou 3,9 milhões de toneladas desse material. O plástico ocupa 25% da sua lixeira. Reutilizando pouco mais da metade do PET que produz, o Brasil já ocupa a segunda colocação mundial na reciclagem do resíduo, ficando atrás somente do Japão. Latinhas campeãs no reaproveitamento.  Ao reciclar quase 100% das latas de alumínio, Brasil movimenta uma média de R$ 1,3 bilhão ao ano e se coloca na primeira posição nesse mercado.


Valeu Manu!!!!!




terça-feira, 14 de junho de 2011

14 de Junho - Dia Mundial da Doação de Sangue

Coleta Seletiva





O QUE É COLETA SELETIVA?
                           
Vamos falar hoje de coleta seletiva! Nunca ouviu falar nesta palavra?  Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Darcy Ribeiro já estão por dentro deste assunto...mas vamos relembrar.
Coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.        

A coleta seletiva permite que o lixo que iria para os lixões possa ser reciclado e reaproveitado.





segunda-feira, 13 de junho de 2011

Os famosos 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Os famosos 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar

SustentabilidadeTema amplamente abordado nos dias atuais. e o que seria esse tal desenvolvimento sustentável? 

Bem...nada mais é do que usar de forma adequada os recursos naturais sem esgotá-los para as gerações futuras,  é o famoso “manter para ter”.


Os 3 R´s vem de encontro ao conceito de sustentabilidade assim como as áreas ambientais, econômica e social.

O significado dos 3 R´s é: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.



Reduzir a fim de acabar com desperdícios, usar e tirar da natureza somente o necessário para viver bem

Tão importante quanto Reduzir, é Reutilizar. Muitas pessoas se enganam pensando que no 2º passo dos 3 R´s se enquadra a reciclagem, mas antes de reciclar, é preciso reutilizar, ou seja, buscar novas utilidades para objetos que supostamente não seriam mais úteis.

E o último passo: Reciclar. Transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético. O esforço da reciclagem exige sempre um consumo extra de energia e o fato de um material ser reciclável tem dado margem para a sua produção excessiva com a falsa certeza de que se está protegendo a natureza.

Antes de pensarmos em reciclagem, é preciso refletir sobre a necessidade do consumo, respeitando a natureza e os limites das suas necessidades, buscando sempre novas utilidades aos objetos, transformando e mudando para melhor o mundo em que vivemos.


domingo, 12 de junho de 2011

Dias dos Namorados: Comemoração Sustentável


            Dias dos Namorados: Comemoração Sustentável

Sair para um jantar a dois, presentear a pessoa amada, dar um tempo na correria do dia-a-dia e curtir um momento romântico. Esse é o espírito do Dia dos Namorados, mas já pensou em fazer tudo isso de uma forma sustentável?

Se o programinha escolhido foi um jantar, existem opções de restaurantes que podem contribuir com o seu dia dos namorados sustentável. Um exemplo são os restaurantes que oferecem refeições vegetarianas, comidas saudáveis que não agridem o meio ambiente.
Outra opção é ficar em casa, preparar um jantar com alimentos orgânicos (que você pode encontrar o que são aqui =>http://www.prefiraorganicos.com.br/) e substituir a luz elétrica pela luz de velas, o que irá deixar seu jantar mais romântico e ecologicamente correto.



                                           Dia dos namorados + presentes = lixo

Deixe isso de lado as embalagens de presentes e seja consciente: depois que o presente foi aberto, todos estes embrulhos vão para o… lixo. Desperdício puro. 

Que tal embalagens feitas de material reciclado? Ignore os papéis de presente das lojas e aproveite o que já tem em casa. Papelão e o papel pardo são ótimas bases para aplicar desenhos feitos com jornais e revistas. 

Latinhas de achocolatados e de massas de tomate também podem virar ótimas embalagens. Uma dica é forrar a latinha com papel pardo e colar flores secas ou até mesmo desenhá-las.

As dicas ficam aí e confesse: seu coração “verde” palpitou e deu uma vontade danada de embrulhar presentes!!

Uma comemoração sustentável foge dos clichês do Dia dos Namorados e torna o dia mais especial!! 






sexta-feira, 10 de junho de 2011

Visita Parque Escola da Fundação Tupahue

Na manhã do dia 9 de junho a turma 5.2 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Darcy Ribeiro , dentro das atividades do Projeto Akatu, visitou o Parque Escola da Fundação Tupahue  para realização de uma trilha no  parque.


A Fundação Tupahue – Fundahue, possui sua sede na zona do Laranjal, na área urbana da cidade de Pelotas/RS, em meio ao seu Parque Sede com extensa área verde de 250 ha, composta de diferentes ecossistemas bem preservados ou em fase de recuperação. 


Os alunos foram conduzidos pelo Presidente da Fundação Tupahue Amilton Moreira, onde o mesmo ilustrou o passeio com curiosidades sobre o local assim como os seus habitantes.  Diante da beleza do do Parque puderam observar a natureza, vestígios e trilhas de animais silvestres, plantas nativas que servem de alimento para as espécies do local. Além disso, perceberam como se dá a manutenção da vida neste ambiente, através da reciclagem da matéria. Estes cenários onde a natureza nos dá sinais que se renova a cada dia permitem uma verdadeira interação com a natureza local, sendo um ambiente perfeito para as práticas de educação ambiental.







Outras fotos da visita da turma 5.2 ao Parque Escola da fundação Tupahue podem ser acessadas no site http://www.flickr.com/photos/projetoakatu/