domingo, 27 de novembro de 2011

Horta Agroecológica do Projeto Akatu

Horta Agroecológica

Desde a criação do projeto Akatu um dos nossos principais objetivos era o de aproveitar o enorme espaço que a escola possui para cultivar uma horta agroecológica. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) de Capão do Leão, através do Secretário de Educação professor Gelsimar Lourençon, que nos forneceu todo o material necessário para começar a horta, desde a tela para cerca-la até as ferramentas para os alunos trabalharem na horta, entre outros materiais, com os quais a SMEC sempre nos auxiliou.

Através da horta os alunos da E.M.E.F. Senador Darcy Ribeiro, tiveram a oportunidade de entrar em contato direto com a natureza, através da relação com a terra e o cultivo de verduras e hortaliças que já integram a merenda escolar, além de flores que serão utilizadas para ornamentação da escola. Também sempre que possível, são fornecidas mudas de plantas para que os alunos levem para casa, assim como os próprios alunos fazem questão de trazerem de casa outras mudas para aumentar a variedade da nossa produção.




Outro fato importante a destacar é a utilização de todo o resíduo orgânico produzido na escola para produzir adubo para a horta, assim como as garrafas pets (de refrigerantes) que são utilizadas tanto para ornamentação dos canteiros, como para protegê-los da erosão provocada pela água da chuva, os alunos também foram muito importantes neste sentido, por trazerem de casa as garrafas, deixando de coloca-las no lixo e promovendo um dos conceitos dos 3R’s, (reduzir, reutilizar e reciclar) que neste caso, se dá com a reutilização de materiais e resíduos, impedindo que estes se somassem aos materiais que vão para o lixo e poluem o meio ambiente.


Durante as atividades da horta tivemos a oportunidade de ensinar aos alunos algumas práticas e cuidados que uma horta necessita, mas temos certeza que o aprendizado que tivemos com eles foi muito maior, pois muitos já possuíam hortas e jardins em suas casas e já traziam um grande conhecimento acumulado sobre o cultivo de plantas.


Agradecemos as meninas Fernanda, Glaciele, Kerolin, Thaís e Vitória pela doação de mudas e sementes, assim como agradecemos também aos meninos Uelisson pela constante dedicação e ao Victor e João Pedro pela criatividade com a música sobre a horta.




terça-feira, 22 de novembro de 2011

Concurso Tempos de Escola 2011

A aluna do Projeto Akatu Julia Arena Goulart, foi a vencedora da 3ª edição do Concurso de Redação “Tempos de Escola”, no Capão do Leão, RS. O propósito do concurso é de estimular a prática da escrita e reconhecer o trabalho de alunos e professores, mostrando assim a importância do valor da educação.
Neste ano foram recebidas cerca de 2990 redações vindas dos 26 municípios participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação. Deste total, foram escolhidas 63 redações vencedoras, sendo 22 do Ensino Fundamental 1, 22 do Ensino Fundamental 2 e 19 do Ensino Médio.
O Projeto Akatu parabeniza a professora Cátia Rosana Fernandes Rodrigues  que orientou e incentivou a Julia e os demais alunos do 5º ano 1  e 5º ano 2 da E.M.E.F.Sen. Darcy Ribeiro a participarem do concurso.

Memória de minha mãe do seu tempo de escola
Autora: Julia Arena Goulart
Ao entrevistar minha mãe, Patrícia Arena, verifiquei que a escola onde ela cursou o ensino fundamental era de 1ª a 4ª série, e outra observação é que a idade em que ela começou a estudar foi com sete anos. Atualmente começamos a estudar no primeiro ano, com seis anos.
Certamente minha mãe gostava muito da escola, ela comentou que a sala era ampla e as classes eram para dois alunos. Então logo pensei que. se hoje fosse assim, iríamos conversar muito.
Na época em que minha mãe estudou, não existia muita diferença comparando-se a hoje, quanto à quantidade de professores para cada série. Havia a professora para Educação Física e outra, para as outras disciplinas, isto nas séries iniciais. Os materiais escolares eram levados em mochilas, claro que bem simples, sem muito detalhe, e o recreio era de quinze minutos.
Na 1ª e 2ª séries, minha mãe disse que usavam uniforme, que era a saia azul-marinho e meias brancas até o joelho, camisa branca e conga (que era um tênis parecido com All Star). Ela lembra que, se o aluno não fosse com o uniforme, ou se as alunas fossem com saias muito curtas, ou até mesmo com as  meias diferentes daquelas do uniforme, recebiam advertência.

PARABÉNS JULIA!!!

Julia e Victória