quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os Tigres Dentes de Sabre no Projeto Akatu





    Finalizando os trabalhos dos nossos alunos sobre os personagens do Filme A Era do Gelo 3, apresentamos os dois trabalhos sobre os Tigre Dentes de Sabre. Os grupos mostraram aos colegas um pouco da história e as principais características destes animais que viveram há muitos anos atrás.
    

    De acordo com o primeiro grupo, formado pelos alunos Orlando, Wesley, Davi, Cainã, Ruan e Kevin, os cientistas já descobriram, pelo menos, 35 espécies de "dentes-de-sabre“, sendo que enquanto alguns tinham o tamanho de um gato, outros podiam ser maiores do que um leão.


Ruan, Kevin e Cainã apresentando seu trabalho
Wesley, Davi e Orlando realizando a sua apresentação
    

    O tigre-dente-de-sabre, foi um felino extinto há três milhões de anos atrás devido o encontro entre os dentes de sabre e os homens das cavernas, pois disputaram o mesmo território e a mesma caça e os confrontos entre eles eram inevitáveis, e como o homem nessa época já manipulava instrumentos talvez tenha ajudado a extinguir essa espécie animal.

    


Apresentação do primeiro grupo



  






   Já o segundo grupo formado pelos alunos Alan, Cristiano, Uelisson, Igor Lucas e Vitória Lucas mostraram que o tigre-dentes-de-sabre foi o maior e mais agressivo entre os grandes carnívoros do Pleistoceno(período geológico).

Os irmãos Cristiano e Vitória Lucas apresentando seu trabalho


Uelisson e Igor Lucas realizando sua apresentação



    
  Os felinos dentes-de-sabre são conhecidos por seus dois dentes caninos muito longos em torno de 20 centímetros. Era um animal enorme e feroz, de cerca de três metros de comprimento, pesando 300 quilos, há evidências de que os dentes de sabre tivessem um comportamento de grupo, semelhante ao dos leões.



 





Apresentação do segundo grupo